Palestra no Colégio Salesiano aborda diferenças entre carreira acadêmica e mercado de trabalho

Alunos da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Salesiano “Dom Luiz Lasagna” tiveram a chance de tirar suas dúvidas em relação ao futuro profissional, com uma palestra que lançou luz sobre um dilema que muitos jovens enfrentam: seguir uma carreira acadêmica ou ingressar diretamente no mercado de trabalho.

O bate papo entre a turma do “terceirão” e a Profa. Dra. Eliane Cervellati, renomada doutora em Genética pela USP – Universidade de São Paulo, e docente da área da Saúde no UniSALESIANO, foi realizado na manhã do dia 10 de outubro, e se deu através de um convite feito a ela pela docente Cláudia Cristiane Oliveira Garcia, que ministra aulas de Redação e Gramática no Colégio Salesiano.

“Os alunos estavam ávidos por orientação vocacional e um debate profundo sobre suas opções futuras. O objetivo era proporcionar a esses jovens uma visão mais clara das diferenças entre seguir uma carreira acadêmica, como mestrado e doutorado, ou entrar no mercado de trabalho imediatamente após a conclusão do Ensino Médio”, destacou a professora Cláudia Cristiane.

Na oportunidade, Eliane compartilhou sua trajetória desde a graduação em Biologia na UEL – Universidade Estadual de Londrina, destacando o impacto positivo que um professor inspirador teve em sua decisão de seguir a carreira. A partir desse momento de inspiração, ela enfatizou como teve segurança em sua escolha de carreira.

Durante a palestra, Eliane abordou diversos aspectos, incluindo estágios durante a graduação, oportunidades de pesquisa oferecidas pelo UniSALESIANO, além de sua jornada acadêmica com mestrado na UEL e doutorado na USP.

DECISÕES

Ela também destacou a diferença entre carreiras que levam diretamente ao mercado de trabalho e aquelas que abrem portas para o mundo acadêmico. “A palestra serviu como um guia para os alunos, ajudando-os a entender as complexidades e oportunidades envolvidas na tomada de decisões importantes sobre o futuro”, completou Eliane.

A palestra teve um impacto profundo nos participantes. “O objetivo foi plenamente atingido porque os alunos participaram bastante, participaram muito, tirando dúvidas. Eles ficaram muito motivados, e eu tenho absoluta certeza de que eles saíram dessa palestra com inspiração e um caminho para buscar as informações necessárias para fazer escolhas informadas sobre suas futuras carreiras.”

O Colégio Salesiano demonstrou seu compromisso contínuo em orientar e inspirar seus alunos à medida que enfrentam decisões cruciais em relação à sua educação e carreira futura.