Ensino Fundamental I

Apresentação

O Colégio Salesiano “Dom Luiz Lasagna” justifica sua proposta pedagógica na formação integral do estudante por meio de um ensino de qualidade e de uma proposta evangelizadora.

A Instituição proporciona o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o domínio da leitura, da escrita e do cálculo; compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade; desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores; fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

Desenvolve uma educação investigativa, dialógica e que propicia a troca de experiências; uma educação que propõe o desenvolvimento de valores e a busca no sentido cristão da vida, que estimula a aceitação das diferenças e o cuidado com o outro, que possibilita à criança e ao jovem percorrer o conhecimento de maneira mais motivada, crítica e criativa para o desenvolvimento do pensamento reflexivo.

Os componentes curriculares são desenvolvidos de forma a proporcionar um ambiente escolar favorável à aprendizagem, no qual todas as ações favorecem um repertório de significados. Assim, aquele que aprende pode utilizá-los na compreensão dos fenômenos e no entendimento da prática social.

Para o Ensino Fundamental I, do 1º ao 5º ano, o Colégio Salesiano propõe um currículo baseado nos PCN e na perspectiva de desenvolvimento das habilidades e competências definidas pela BNCC com objetivos claros para o pleno exercício da cidadania.

As disciplinas estão assim distribuídas: