Ensino Fundamental – Anos Finais

Apresentação

O Ensino Fundamental – Anos Finais  do Colégio Salesiano “Dom Luiz Lasagna” visa à formação integral do aluno a partir de um currículo que privilegia o conhecimento das diversas áreas, reflexões e ações direcionadas à cidadania sempre pautadas pelos valores cristãos, promovendo a liberdade e a responsabilidade.

A Instituição desenvolve a prática educativa centrada no aluno como sujeito da aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento de habilidades e competências. Além disso, propicia o aprender de forma contínua, inserido em um processo científico, criativo, participativo e transformador. Esta prática resgata valores universais ligados a ética, a cidadania, a solidariedade e a dignidade humana na reciprocidade.

Os componentes curriculares são desenvolvidos de forma a proporcionar um ambiente escolar favorável à aprendizagem, no qual todas as ações favorecem um repertório de significados. Assim, aquele que aprende pode utilizá-los na compreensão dos fenômenos e no entendimento da prática social.

Aprender significa estabelecer relações. Tanto as atividades propostas bem como o universo de conhecimentos, experiências e vivências do aluno, lhe permitem ultrapassar o senso comum dando-lhe condições de posicionar-se de maneira coerente frente aos desafios.

Para contemplar as novas necessidades do Ensino Fundamental – Anos Finais, do 6º ao 9º ano, há uma estruturação de uma série de projetos que concretizam conceitos e conteúdos essenciais trabalhados no currículo tradicional.

O currículo deste segmento é constituído pelas seguintes disciplinas: