Alunos do Colégio Salesiano “Dom Luiz Lasagna” participam de Formatura do Proerd

Alunos do 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio Salesiano “Dom Luiz Lasagna” participaram da Formatura do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência).

O evento aconteceu na noite do dia 5 de maio, na capela do Colégio e contou com a presença de familiares dos formandos.

O programa, pautado na valorização da vida e na prevenção contra as drogas (lícitas e ilícitas), só é possível ser promovido graças a parcerias entre a Polícia Militar e as escolas interessadas no assunto.

No caso do Colégio Salesiano, o conteúdo foi aplicado por um grupo de profissionais competentes: Diretor-Geral do Colégio Salesiano, Pe. Erondi Tamandaré, SDB; a Diretora Pedagógica do Colégio, Liliana Aparecida Cora; o Coordenador Pedagógico do Colégio, Franco Garcia; as professoras das turmas do 5º ano, Fernanda Pagliusi (manhã) e Symone Pimentel (tarde); e os representante da Polícia Militar, Cb PM Lucinéia Martins Ribeiro e o Cb PM Ailton Piazza de Souza.

HISTÓRIA

O Proerd é uma adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education – D.A.R.E., criado em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e, hoje, é adotado em todo o país, nos seguintes ensinos: Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental; 5º e 7º anos do Ensino Fundamental; e para pais e responsáveis.

CURSO

Trata-se de um projeto onde os policiais militares, fardados e devidamente treinados, com material próprio (livro do estudante, camiseta e diploma), desenvolvem um curso de prevenção às drogas e à violência na sala de aula da escola.

São abordados temas, como: Compreendendo os efeitos das Drogas; Maneiras de dizer não às Drogas; Formando a AutoEstima; Ser Seguro – “Um Estilo de Resposta”; Reduzindo a Violência; entre outros.