O talento e a dedicação dos caratecas do Colégio Salesiano de Araçatuba

O Colégio Salesiano “Dom Luiz Lasagna” tem se orgulhado cada vez mais de seus talentosos jovens, como os alunos José Henrique Favarin Celestino, de 12 anos, e Antônio de Camargo Alves Corrêa, 10 anos, que estão trilhando uma notável trajetória no mundo do karatê e são promessas de medalhas no Campeonato Brasileiro de Karatê, que será realizado em novembro deste ano, na capital paulista.

Desde muito jovens, José e Antônio mostraram dedicação e paixão pela arte marcial, tornando-se fontes de inspiração para a escola e sua família. A história de José Henrique na família salesiana e no karatê começou cedo. Seus pais, Silvana Vieira Favarin Celestino e Gilberto de Abreu Celestino, contam que ele foi matriculado no Colégio Salesiano ainda no berçário e que permanece na instituição de ensino (hoje, no 7º ano do Ensino Fundamental), por conta dos princípios religiosos, educação de qualidade, ambiente familiar e de respeito com o aluno e com a família.

Em relação ao karatê, o pai disse que um dia viu José na sala de casa, fazendo gestos de luta, e decidiu levar o filho, na época com quatro anos, para fazer um teste com o Sensei Lucas Bertoldo.

Rapidamente, seu talento natural chamou a atenção do Sensei e da diretoria do Colégio, que viram nele um grande potencial para se destacar no esporte. Com apoio incondicional de seus pais e o suporte da comunidade escolar, José começou a treinar regularmente, buscando aprimorar suas habilidades e técnicas.

Com o passar do tempo, os esforços do carateca começaram a render frutos, o que o fez acumular uma série de vitórias em competições regionais e estaduais, conquistando medalhas importantes e consolidando-se como um dos atletas promissores de sua categoria – Sub 14, roxa a preta menos de 55kg. Hoje, José possui a faixa marrom, e está em transição para a faixa preta, a última do ranking de conquista.

SUPERAÇÃO

José Henrique contou que está muito feliz por representar o Colégio Salesiano, um dos melhores de Araçatuba, nessa competição de alto nível. Disse ainda que o karatê significa, em sua vida, superação, conquistas, amizades, respeito, disciplina e trabalho em equipe. “Ao representar o Colégio Salesiano, me sinto feliz e privilegiado em representar um dos melhores e maiores colégios de Araçatuba.

Em relação ao apoio que tem para continuar em busca de conquistas, o carateca agradeceu o apoio de sua família, do Sensei Lucas, dos amigos da escola e da Diretoria. “Meu pai, que sempre está comigo nas competições, nas viagens, conversando e me incentivando. Minha mãe e minha irmã, que rezam por mim quando não podem me acompanhar nos eventos. Na hora da luta, eu sinto suas orações. E também o Sensei Lucas, que sempre está ao meu lado no tatame, na vitória ou na derrota, e todo o colégio que torce por mim”, citou.

Além disso, José Henrique deixou uma mensagem que carrega dentro de si: “Todo atleta, independente do esporte, tem que respeitar os pais, a família, os professores, tirar boas notas e ser um ser humano do bem”.

RANKING ESTADUAL

Assim como José, o aluno do Colégio Salesiano, Antônio de Camargo Alves Corrêa, também é promessa de medalhas no Brasileiro. Faixa laranja, o atleta está na categoria sub 12, menos de 50 Kg, de branca a verde, e, atualmente, é o primeiro do ranking estadual.

O karatê proporcionou a Antônio muito mais do que habilidades físicas. Foi nessa arte marcial que o aluno encontrou maior concentração e disciplina, além de experimentar melhorias em sua saúde física e mental.

A família de Antônio é um grande apoio para ele, que torce por suas realizações em cada passo da jornada. O suporte familiar, principalmente dos pais, Cláudio Henrique Antonietti Corrêa e Andréa de Camargo Alves Corrêa, fortalece sua determinação e motivação para continuar crescendo tanto nos estudos como nas atividades esportivas que tanto ama. “Me sinto orgulhoso por representar a escola nas competições e compartilhar as conquistas com minha família”, disse.

Em relação ao Colégio Salesiano “Dom Luiz Lasagna”, Antônio seguiu os passos da mãe, Andréa, que sempre estudou na instituição e nutria um amor especial por essa instituição de ensino, assim como ele, matriculado desde 2016.

Por fim, o Sensei Lucas se emocionou a falar dos atletas, em especial, de José Henrique e de Antônio, que representarão o Colégio Salesiano. “Os dois têm uma história parecida no karatê, começaram novinhos e mostraram habilidades que abrilhantaram suas lutas no decorrer dos anos. Eu, como treinador e educador, fico emocionado pelos bons meninos que são”, concluiu.