Acadêmicos de Nutrição abordam “gordofobia” com alunos do Colégio Salesiano

O tema “Gordofobia”, que é a discriminação e o preconceito contra pessoas com sobrepreso e obesidade, foi debatido entre acadêmicos do 7º termo do Curso de Nutrição do UniSALESIANO e alunos do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Salesiano “Dom Luiz Lasagna”.

No dia 19 de abril, os futuros nutricionistas Diego Kenji Açano e Yuri Gustavo Rodrigues Oliveira, acompanhados da docente, Juliana Sedlacek Bassani, pontuaram questões presentes na contemporaneidade.

“Quando se trata de obesidade, é necessário orientar quanto a importância da mudança de estilo de vida, que inclui bons hábitos alimentares. Entretanto, a obesidade é uma doença crônica e, em primeiro lugar, temos o dever de tratar indivíduos obesos com respeito e empatia”, salientou Juliana.

ITINERÁRIO

O pedido de abordagem do tema partiu dos alunos do Ensino Médio, através do componente “Itinerário Formativo da Língua Portuguesa”, ministrada pela professora Helen Bernardes.

“Os estudantes se basearam no módulo sobre Linguagem e Identidade em textos informativos e artísticos, e seguiram a trilha do material na elaboração de entrevista acerca de estereótipos difundidos em nossa sociedade”, explicou, Helen.

SAÚDE MENTAL

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece que a gordofobia pode ter graves impactos na saúde e no bem-estar das pessoas, incluindo o aumento do risco de problemas de saúde mental, como a depressão, e de doenças crônicas, como a obesidade.

Por ser um problema de saúde pública, a entidade afirma que precisa ser enfrentado de forma ampla e multidisciplinar, por meio de ações que promovam a inclusão, o respeito à diversidade e a adoção de hábitos de vida saudáveis.