Nossa Senhora Auxiliadora será celebrada durante todo o mês de maio no Colégio Salesiano

O mês de maio é sempre muito esperado pelas casas salesianas, por ser o mês de Nossa Senhora Auxiliadora – Mãe e padroeira dos salesianos.

No Colégio Salesiano “Dom Luiz Lasagna”, em Araçatuba, o cronograma de atividades em homenagem à Nossa Senhora Auxiliadora é composto de momentos de espiritualidade.

“É nesse tempo que refletimos, também, a figura de Maria Santíssima na história da salvação e como um dos pilares da nossa devoção católica”, afirmou o Coordenador do Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio, Franco Garcia.

Logo na primeira semana do mês, o Colégio iniciou o trânsito da Imagem Peregrina de Nossa Senhora. “Ela será entregue cada dia para uma família, que poderá fazer o seu momento de oração e reflexão familiar”, explicou.

CARTINHAS

Também há no pórtico do Colégio um painel comemorativo de Nossa Senhora e, junto dele, uma caixinha de pedidos. “Nessa caixinha, os estudantes poderão depositar as intenções e cartinhas de gratidão próprias de sua família”, disse.

Ainda segundo Franco, como a Festa de Nossa Senhora Auxiliadora é realizada no dia 24 de maio, uma novena será feita com as turmas de alunos e a comunidade educativa.

“Sendo assim, cada dia da novena será celebrado por uma turma, que fará também a coroação”, afirmou Franco, que ressaltou ser o primeiro ano que essas atividades são desenvolvidas no Colégio Salesiano. “Convidamos todos que estejam conosco para esse momento de amor e devoção.”

No dia 31 de maio, no encerramento do mês, as cartinhas e pedidos serão queimados.

O Diretor-Geral do Colégio Salesiano, Pe. Erondi Tamandaré, SDB, lembra o Evangelho de São João: Jesus, enquanto na cruz, e dos pés da cruz, o discípulo que ele tanto amava, João, e sua mãe Maria. Neste momento, o próprio Cristo oferta, na pessoa do discípulo João, todos os outros discípulos, ou seja, toda a comunidade dos batizados, à sua mãe, como filhos. E, ao mesmo tempo, oferta sua mãe, a todos, como mãe.

“Importante perceber que o discípulo a recebe em sua casa a partir deste momento”, explicou Pe. Erondi, ao citar a passagem da Bíblia – Jo. 19: 25-27 – E junto à cruz de Jesus estava sua mãe, e a irmã de sua mãe, Maria mulher de Clopas, e Maria Madalena. Ora Jesus, vendo ali sua mãe, e que o discípulo a quem ele amava estava presente, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa.