50 crismandos participam da celebração da Via Lucis no Colégio Salesiano

Integrantes da Catequese e da Crisma participaram da celebração da Via Lucis, na tarde do dia 29 de abril, nas dependências do Colégio Salesiano “Dom Luiz Lasagna”.

A celebração da Via Lucis foi conduzida pelo seminarista salesiano, Thiago de Fáscio, e contou com a participação de 50 crismandos.

Semelhante à Via Crucis (o Caminho da Cruz), a Via Lucis (o Caminho da Luz) é composta por 14 estações. Nelas, destacam-se as passagens dos Evangelhos que ocorrem após a Ressurreição de Jesus.

Trata-se de uma crescente devoção à contemplação, que foi instituída pela Igreja Católica no “Diretório sobre piedade popular e Liturgia. Princípios e orientações” (n. 153, 17 de dezembro de 2001).

ESPERANÇA

A Via Lucis passa da experiência do sofrimento, que no desígnio de Deus faz parte da vida, à esperança de chegar ao verdadeiro fim do homem: libertação, alegria e paz, que são valores essencialmente pascais.

O Coordenador de Pastoral do Colégio, José Valentim da Silva Filho, afirma ser importante meditar também o mistério da ressurreição, “pois, se Cristo não ressuscitou, vã é a nossa fé, dizia o apóstolo Paulo (cf. 1Cor 15,14)”.

Segundo Valentim, a “Via Lucis nos ajuda a compreender o caminho de Jesus: pela Cruz para a Luz. O caminho da luz é o da ressurreição”, concluiu.