Alunos utilizam técnica de “Action painting” para criarem belas obras em aula de Arte

Alunos do 8º ano do Ensino Fundamental do Colégio Salesiano “Dom Luiz Lasagna” desenvolveram a técnica de gestualismo (Action painting), durante a aula de Arte, ministrada pela professora Simone Favarin Rodel, no dia 29 de abril.

Simone explicou que, nesta atividade, os alunos contextualizaram e se inspiraram no expressionismo abstrato de Pollock. Na pintura do artista, as tintas eram despejadas diretamente de baldes, tubos ou latas.

“Com a inspiração da natureza, os alunos pintaram ao ar livre, deixando sua inspiração e a de seu colega tomar conta da obra”, disse.

PINTURA

O gestualismo, pintura gestual ou action painting, é uma forma de pintura onde se pode observar o gesto pictórico. Este tipo de pintura e desenho não apresenta esquemas prévios, e surgiu em Nova Iorque, nos anos 40 do século XX, sob influência dos processos surrealistas de pintura automática.