Colégio Salesiano e UniSALESIANO firmam parceria para promoção do Novo Ensino Médio

O Colégio Salesiano “Dom Luiz Lasagna”, em parceria com o UniSALESIANO, deu início à segunda etapa da complementação do Novo Ensino Médio, que consiste na aplicação das aulas práticas dos itinerários formativos.

Na manhã do dia 6 de abril, estudantes do Itinerário Formativo “Matemática e suas tecnologias” participaram de atividades nos laboratórios da Instituição, reconhecida como um dos melhores centros universitários do Estado de São Paulo.

A aula prática foi acompanhada pelo Diretor-Geral do Colégio e do UniSALESIANO de Araçatuba, Pe. Erondi Tamandaré, SDB, e pelo Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação do UniSALESIANO, Prof. André Ornellas.

AÇÕES

O Coordenador do Ensino Fundamental II e Ensino Médio do Colégio Salesiano, Franco Garcia, explicou que o cronograma dessas atividades estabelece várias ações no UniSALESIANO, ao longo do ano de 2022.

A próxima turma será de alunos do Itinerário Formativo de Linguagens e suas Tecnologias. “Essa parceria é a chave para o pleno desenvolvimento do Novo Ensino Médio. A teoria da sala de aula na Formação Geral Básica e os projetos de aulas práticas dos Itinerários Formativos propiciam uma grande referência a estes jovens”, salientou Franco.

NOVO ENSINO MÉDIO

A Lei nº 13.415/2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu uma mudança na estrutura do ensino médio, ampliando o tempo mínimo do estudante na escola de 800 horas para 1.000 horas anuais (até 2022).

Definiu uma nova organização curricular, mais flexível, que contemple uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a oferta de diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes, os itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional.

A mudança tem como objetivos garantir a oferta de educação de qualidade a todos os jovens brasileiros e aproximar as escolas à realidade dos estudantes de hoje, considerando as novas demandas e complexidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade.

Com isso, os estudantes, com ajuda dos professores, durante o processo de construção de seus projetos de vida, poderão definir percursos formativos, conforme os interesses e as necessidades.

Os Itinerários Formativos são: Ciências da Natureza e suas tecnologias; Linguagens e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais aplicadas; Matemática e suas tecnologias; e Formação Técnica e Profissional.