Colégio Salesiano realiza Celebrações de Cinzas para caminhada quaresmal rumo à Pascoa

Alunos e professores do Colégio Salesiano “Dom Luiz Lasagna” participaram de duas Celebrações de Cinzas, que iniciam a caminhada quaresmal rumo à Páscoa do Senhor.

Durante a manhã do dia 3 de março, a celebração foi presidida pelo Pe. Delmiro Vieira do Nascimento e pelo aspirante salesiano, Thiago de Fáscio. A celebração da tarde foi presidida pelo Pe. Erondi Tamandaré, Diretor-Geral do Colégio Salesiano

“Tempo favorável a trilhar o caminho da conversão proposto pelo Evangelho e pela Campanha da Fraternidade que, com o tema ‘Fraternidade e Educação’, e o lema ‘Fala com sabedoria, ensina com amor’, nos motiva a assumir a educação como ato de amor aos irmãos e irmãs e de esperança no ser humano”, disse Pe. Erondi, ao completar que é um tempo de esperança, um tempo de crer, um tempo de receber a graça de Deus.

SIGNIFICADO

As cinzas são utilizadas liturgicamente desde o antigo testamento, como pode ser observado em algumas passagens bíblicas, que narram ocasiões em que cristãos jogavam cinzas na cabeça para demonstrar luto, penitência ou dor que estavam vivenciando.

Esse gesto traz a reflexão sobre a origem e o fim de cada ser humano e também mostra a importância e a urgência da conversão, do renascimento das cinzas, de deixar para traz todo o pecado, pois ninguém sabe a hora da morte. Por essa razão, as pessoas devem se preparar, dia a dia, para a vida definitiva, que está na eternidade com Deus.

Qualquer pessoa pode receber as cinzas, segundo o Catecismo (1670 ss.), mas para isso, a Igreja aconselha jejum e abstinência neste dia, assim como também na Sexta-feira Santa, para as pessoas maiores de 18 e menores de 60 anos.

Deixe um comentário