Alunos do Colégio Salesiano aprendem sobre geração de energia solar de forma lúdica

Alunos de Educação Fundamental I do Colégio Salesiano “Dom Luiz Lasagna” participaram de uma aula lúdica sobre a geração de energia solar.
A atividade foi ministrada, no dia 22 de novembro, pelo docente dos cursos de Engenharias do UniSALESIANO, Amadeu Zanon Neto, dentro da Disciplina de Robótica Educacional.
O objetivo dessa aula, motivada através de uma parceria entre as instituições de ensino salesianas, foi mostrar os conceitos de lógica, ciência, raciocínio matemático, convivência, trabalho em equipe, robótica, automação, entre outros diversos, para os estudantes.
“A robótica não é mais o futuro, é a realidade. Então, apresentei para a turma uma placa de captura de energia solar, que carrega a bateria e liga um ventilador, por meio da energia do sol que é transformada em energia elétrica e armazenada em uma bateria para uso posterior”, explicou Zanon.
Ele disse ter ficado feliz com a receptividade dos alunos do Colégio Salesiano. “Foi muito bacana poder ensinar para eles quais as vantagens de um mundo moderno sem esquecer de dar importância para a sustentabilidade”, disse.
Por sua vez, a Coordenadora da Educação Infantil e dos 1º e 2º anos da Educação Fundamental I, Liliana Aparecida Cora, disse que a aula foi importante para os alunos reconhecerem a energia solar como uma energia alternativa, renovável e limpa; transmitindo o aprendizado para amigos e familiares.
“A atividade foi bastante atrativa. Vejo como positivo o fato de fazer com que as crianças tenham consciência, desde cedo, desta grande fonte de energia, que é o sol”, concluiu.