Manhã Junina do Salê promove integração e resgate das tradições

Num clima contagiante e animado, alunos e familiares do Colégio Salesiano “Dom Luiz Lasagna” curtiram a “Manhã Junina do Salê 2023”. O evento, realizado no dia 17 de junho, das 8h às 11h, reuniu centenas de pessoas, que puderam vivenciar momentos juninos com muita dança, brincadeiras, além dos comes e bebes.

Conforme o cronograma, os presentes se reuniram na quadra coberta do Colégio para acompanhar a procissão de Nossa Senhora Auxiliadora, padroeira dos salesianos, seguida da apresentação dos estandartes dos santos juninos.

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, SDB, foi o responsável pela oração de boas-vindas. Ele afirmou que a celebração é um reflexo da união e do espírito comunitário que permeiam a Instituição, e é uma demonstração da dedicação e talento de cada estudante envolvido.

“Essa festa proporciona momentos de alegria, convívio fraterno e resgate de nossas raízes, valorizando nossas tradições e fortalecendo os laços entre todos nós. Parabéns a todos os alunos e colaboradores que fazem essa festa ser um verdadeiro sucesso”, afirmou Pe. Paulo.

ESTILOS

Em seguida, foram iniciadas as danças, num total de 22 apresentações em diversos estilos: cantiga junina, forró, xote, cultural nordestino, baião, xaxado e country.

“Encantaram o público com energia e sincronia dos envolvidos. Os alunos se empenharam em ensaios intensivos e mostraram todo o talento e alegria nas apresentações”, comentou a Diretora Pedagógica do Colégio, Liliana Aparecida Corá, Lili.

Além das apresentações, a Manhã Junina contou com diversas barracas de comes e bebes, oferecendo delícias típicas da época, como pipoca, cachorro-quente, pastel, espeto, bolo, e muito mais. “As brincadeiras também marcaram presença, proporcionando momentos de diversão e interação entre as famílias. Jogos como pescaria, correio elegante, arremesso de bolas, garantiram risadas e competições saudáveis”, comentou Lili.

Por fim, a Diretora Pedagógica ressaltou que a Manhã Junina do Salê foi um sucesso porque envolveu toda a comunidade escolar em uma atmosfera festiva e acolhedora. “Principalmente, pelo fato de ter ocorrido durante o período da manhã, dentro do contexto escolar, onde os alunos conseguem criar memórias afetivas”, concluiu.