Solenidade de abertura dos Jogos Salesianos agita o público no Colégio de Araçatuba

A solenidade de abertura da 30ª edição dos Jogos Salesianos foi emocionante e arrancou muitos aplausos de quem estava presente: alunos, familiares e profissionais do Colégio Salesiano “Dom Luiz Lasagna”. O evento aconteceu na manhã do dia 25 de junho, na quadra da escola, que foi decorada para receber os atletas, suas torcidas e as apresentações culturais.

A entrada das equipes foi acompanhada da apresentação da Banda Regimental de Música da Polícia Militar. Seguindo a cerimônia de abertura, o público acompanhou o Hino Nacional e o hasteamento das bandeiras pelos alunos José Leandro Henrique, Leonardo Nimia e Gabriel Isamu, que são atletas da Seleção Paulista de Karatê.

A também carateca, Lorena Ondei, fez o Juramento do Atleta. Logo depois, os alunos Leonardo Guimarães e Giovana Saghabi entraram no local com o Troféu Dom Luiz Lasagna, seguidos da tocha que acendeu a Pira Olímpica.

O Diretor-Geral do Colégio Salesiano, Pe. Erondi Tamandaré, SDB, fez o pronunciamento, ao lado do Secretário de Esportes de Araçatuba, Sérgio Tumelero. “Os jogos educam e, como dizia Dom Bosco, é no esporte que vamos administrar a nossa educação e os jovens. Porque ali eles vão mostrar o espírito de liderança, de solidariedade. Ali, no esporte, o jovem, que muitas vezes se controla, por exemplo, na emoção vai soltar tudo o que tem dentro dele”, exemplificou.

O padre continuou: “A partir do momento que eu conheço o jovem de uma maneira concreta, podemos iniciar o processo de uma educação sólida, não com máscaras sociais, mas a partir do ser humano. A gente sempre educa a partir do que é real.”

Depois da declaração oficial da abertura dos Jogos Salesianos 2022, pelo Pe. Erondi Tamandaré, deu início as apresentações culturais, que foram avaliadas pelas juradas Denise Andreolo Sangali, Juliana Mitidiero e Monique Bueno.

As competições terminam no dia 29 de junho, com a premiação dos primeiros colocados nas modalidades de Futsal (feminino e masculino), Voleibol (feminino e masculino), Atletismo (prova de 50 metros, revezamento, revezamento misto), Queimada (feminino), Futebol de Campo (masculino).