Alunos do Colégio Salesiano participam da 1ª etapa da Olimpíada Brasileira de Biologia

Alunos do Ensino Médio do Colégio Salesiano “Dom Luiz Lasagna” participaram, nesta sexta-feira (11), da 1ª etapa da OBB (Olimpíada Brasileira de Biologia), organizada pelo Instituto Butantan.

O objetivo do processo é ampliar o conhecimento nas áreas de Biologia e Ciência. Neste ano, o tema é “Desafios e possibilidades na erradicação de doenças negligenciadas”.

Sob a supervisão do professor Renato Tadeu Guerreiro, e o acompanhamento do professor João Paulo dos Santos Galdino, a Olimpíada Brasileira de Biologia torna-se parte das ações do Colégio Salesiano de Araçatuba no envolvimento dos estudantes em avaliações externas e de grande complexidade.

FASES

A OBB é composta por duas fases, com provas aplicadas na unidade de ensino cadastrada. Esse primeiro teste foi composto por 30 questões de múltipla-escolha, com duração máxima de duas horas.

Aqueles classificados para fase 2A prestarão uma prova de múltipla-escolha, com 50 questões. Aos que atingirem a nota de corte desta etapa, irão para fase 2B e realizarão uma prova com 30 questões de múltipla-escolha e teórico-práticas. Desta forma, encerra-se a OBB e inicia-se a preparação e seleção para as Olímpiadas Internacionais.

“O contato próximo com professores universitários e pesquisadores proporciona aos estudantes um vislumbre do que as carreiras científicas podem oferecer e, mesmo que não prossigam com a ciência além do ensino médio, permite adquirirem um nível mais alto de alfabetização científica. Além disso, os desafios propostos nestes eventos estimulam os estudantes a buscarem o conhecimento de maneira mais ativa, o que favorece o desenvolvimento de habilidades importantes como maior autonomia, curiosidade e criticidade”, desataca a coordenadora Nacional da OBB, Sonia Andrade.