Casas salesianas comemoram 206 anos do nascimento do fundador: Dom Bosco
“Os seus sonhos foram muito mais além do que seus pés pisaram”. O trecho da música de Dalcides Biscalquin, em homenagem a Dom Bosco, diz muito do que foi e representa o fundador dos salesianos.
São João Bosco sonhou em oferecer aos jovens oportunidades de crescimento pessoal e profissional, e seu desejo é visto pelo trabalho realizado pelas casas salesianas espalhadas mundo afora, como o UniSALESIANO e o Colégio Salesiano “Dom Luiz Lasagna”.
E, para lembrar o nascimento de Dom Bosco, que completaria 206 anos de vida no dia 16 de agosto, o Diretor das duas casas, Pe. Erondi Tamandaré, idealizou um cronograma de celebrações e missas, junto com os colaboradores das Instituições – todos seguindo as normas de higiene e segurança devido à pandemia.
Na Capela do Colégio Salesiano foram realizadas três atividades religiosas: uma missa em louvor a Dom Bosco, presidida por Pe. Erondi; a celebração da palavra, ministrada pelo Pe. Delmiro; e uma missa com a comunidade local, celebrada por Pe. Erondi.
Já na Igreja Universitária do UniSALESIANO, os colaboradores se reuniram para uma missa presidida pelo Pró-Reitor de Pastoral, Pe. Paulo Jácomo, e concelebrada por Pe. Erondi.
“Podemos dizer que a vida de Dom Bosco traduz o que diz a palavra de Deus. Um menino que se tornou órfão ainda pequeno, que precisou trabalhar muito cedo, mas que, apesar de todas as dificuldades, não perdeu o foco e conseguiu alcançar o objetivo que tanto desejava, o de ser padre”, contou Pe. Paulo.
Após ter se tornado padre, explicou o Pró-Reitor de Pastoral, tudo começou a fluir de uma maneira mais rápida. “Dom Bosco se coloca como aquele que orienta os jovens e faz de tudo para proporcionar a eles a oportunidade de ter a vida melhor, um estudo, uma formação técnica”, completou o padre, ao aconselhar os presentes que é preciso fazer a diferença no sentido positivo, no ambiente que se vive. “Cada um aqui, no seu trabalho, faz a diferença na vida dos jovens.”
HISTÓRIA
No seu dinamismo inovador, João Bosco fundou uma Família espiritual, a Família Salesiana, enviada ao mundo todo: a presença está em 132 países, para continuar a realizar a missão salvadora de Jesus.
Abaixo, estão os dez ensinamentos de Dom Bosco para praticar no dia a dia:
- “Nunca deixem para amanhã o fazer o bem que vocês podem fazer hoje”
- “Tratemo-nos uns aos outros com gentileza, com cortesia, com caridade”
- “Faça sempre o que fica bem aos olhos de Deus”
- “Quem quiser trabalhar com fruto, deve ter a caridade no coração e a paciência nas obras”
- “A fé abre caminho através de passos humildes e concretos”
- “Se queremos fazer o bem neste mundo, é preciso que sejamos unidos”
- “Sejam humildes e tolerantes pela paz em casa”
- “Sejam gratos para qualquer um que os beneficie”
- “O ensinamento mais eficaz é fazer aquilo que se exige dos outros”
- “Faça o bem e deixe os outros falarem”
Fonte: Boletim Salesiano