Professor do Colégio Salesiano aplica conteúdo de forma divertida

Certamente, a maioria dos alunos do Ensino Fundamental e Médio, do Colégio Salesiano “Dom Luiz Lasagna”, se diverte nas aulas do professor João Paulo Galdino. Isso porque o docente utiliza a interatividade para aplicação e assimilação do conteúdo das disciplinas de Ciências, Biologia, Projeto de Vida e Itinerário Formativo.

João Paulo, de 34 anos, busca versões de músicas conhecidas para apresentar os temas abordados em sala de aula. “O meu objetivo é tornar o ensino mais leve e dar sentido à aprendizagem”, comentou o docente, que se identifica como um agente transformador nas salas de aula.

Segundo ele, os alunos gostam de vivenciar esse tipo de aula. Em um primeiro momento, apresentam um pouco de receio, segundo João Paulo, por terem que cantar, mas, depois, aproveitam o momento para fixar o conteúdo.

“Acham graça da minha interpretação. Acredito que a música estimula o convívio social, a harmonia, o desenvolvimento do falar, da respiração, da autoestima, e do desenvolvimento cognitivo, além de auxiliar na aprendizagem”, explicou.

ENTUSIASMO

A estudante Gabriela Cardin, de 15 anos, cursa o Ensino Médio no Colégio Salesiano e tem aulas com João Paulo. Para ela, é um prazer assisti-las. “Não é surpresa que o professor João Paulo conseguiu cativar todo mundo com a simpatia que possui. O que mais chama a atenção no professor, além da habilidade, é o entusiasmo que ele tem com a biologia”, disse.

Para Gabriela, escutar alguém falando sobre algo que, genuinamente gosta, muda totalmente a perspectiva sobre o assunto. “É dessa forma com o professor João Paulo. Ele se esforça para interessar o todo e sempre procura interagir com a sala, por meio de atividades que você percebe a pesquisa e o trabalho por detrás”, comentou.

A aluna ressaltou ser impossível não citar as analogias usadas por João Paulo e quando utiliza os próprios estudantes como organelas e tipos de açúcares. “É uma experiência dinâmica e cômica. A biologia não seria a mesma sem ele”, citou.

TRADICIONAL

Mesmo tendo tido um ensino tradicional em sua trajetória escolar, o professor do Colégio Salesiano contou ter criado um jeito de estudar mais dinâmico, com os meios e recursos da época e que, depois, passou a utilizar como docente.

“Busco fazer das minhas aulas as mais interativas possível. Procuro unir as metodologias e ferramentas de ensino de forma que permitam ao aluno conseguir compreender e se tornar parte efetiva e afetiva do processo de aprendizagem”, concluiu.