Alunos do Colégio Salesiano visitam supermercado para analisar preços de cesta básica

Alunos do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Salesiano “Dom Luiz Lasagna” visitaram um supermercado de Araçatuba, no dia 3 de fevereiro, e analisaram os preços de produtos selecionados por eles com o objetivo de entender a matemática financeira, estrutura de ganhos, bem como a programação de um orçamento familiar.

A atividade, chamada de “Estatística Aplicada ao Cotidiano”, é ministrada pelo professor de Matemática, Fabricio Leonardi, com o apoio da Coordenação Pedagógica do Colégio.

“A atividade tem a intenção de despertar no aluno um olhar crítico e o domínio dos cálculos. Ao longo deste ano, eles voltarão ao mesmo supermercado, pelo menos quatro vezes, para comparar os valores dos mesmos produtos com o índice de inflação divulgado pelo governo”, explicou.

Segundo Fabrício, dessa forma, os estudantes conseguem entender e interpretar, de maneira correta, esses índices divulgados pelo governo. Outro olhar é voltado à matemática financeira familiar, estrutura de ganhos, bem como a programação de um orçamento familiar.

“Queremos dar uma dimensão a eles sobre os índices de inflação que, às vezes, os oficiais não são os mesmos do que os de casa porque a cesta de produto consumida é outra. Por exemplo, se o meu orçamento fosse composto só por chocolate e esse produto tivesse um aumento de 100%, em um mês, ia dizer que a inflação seria de 100%, diferente ao índice atual divulgado pelo governo, que é de 3,5%”, disse.

Conforme Fabrício, com essas visitas ao supermercado, os alunos conseguirão entender que essas taxas variam de acordo com a cesta de produto de cada família. “Além do mais, eles passarão a ter noção dos gastos que a família tem, principalmente, com alimentação, produtos de higiene, escolares, e assim por diante”, completou o professor, ao ressaltar que a turma está empolgada com a atividade.