Colaboradores do Colégio Salesiano participam de curso de primeiros socorros

Mais de 50 colaboradores do Colégio Salesiano “Dom Luiz Lasagna” participaram do Curso de Primeiros Socorros, na manhã do dia 11 de setembro, promovido pelo Departamento de Recursos Humanos e pelo Técnico de Segurança no Trabalho, Nivaldo Luna.
A atividade foi realizada pela Coordenadora do Curso de Enfermagem do UniSALESIANO, Prof.ª Giselle Sailer, por docentes e alunas do último ano do curso. Todas as ações foram acompanhadas pelo Diretor Geral do Colégio, Pe. Erondi Tamandaré.
O objetivo do curso foi aprimorar a segurança dos profissionais, especialmente aqueles que têm contato direto com os alunos: professores, auxiliares de coordenação, porteiros/recepcionista, colaboradores da limpeza, entre outros.
Luna ressaltou que os primeiros socorros podem ser definidos como os cuidados de emergência dispensados a qualquer pessoa que tenha sofrido um acidente ou mal súbito (intercorrência clínica), até que esta possa receber o tratamento médico adequado e definitivo.
Na ocasião, foram abordados com os funcionários os temas: Ovace (obstrução das vias aéreas por corpo estranho), RCP, imobilização, convulsões e desmaios.
O curso foi realizado com base na Lei Lucas, sancionada em 2018, com o intuito de treinar e capacitar professores e profissionais da educação básica a prestar os devidos primeiros socorros em casos de acidentes e atendimento básico em situações aonde é necessário atendimento rápido.
História
Em 2017, um aluno da educação básica chamado Lucas Begalli sofreu um engasgamento durante uma excursão promovida por sua escola. Devido à falta de treinamento dos profissionais da escola, Lucas não recebeu atendimento apropriado, e acabou sofrendo uma asfixia mecânica em poucos minutos. Apesar de ser transferido para o hospital através de uma UTI móvel, Lucas acabou não resistindo a condição e veio a falecer.