Institucional

O Colégio Salesiano de Araçatuba é dedicado a Dom Luiz Lasagna. Ele nasceu na Itália, em 3 de março de 1850.  Em 1862, entrou no Oratório de Turim, quando Dom Bosco ainda estava vivo. Orientado por Dom Bosco, se tornou salesiano. Foi enviado como chefe da 2ª expedição missionária à América Latina, em 1876, pelo próprio Dom Bosco. Iniciou a obra salesiana no Uruguai e lá foi o 1º diretor do Colégio Salesiano. Em 1881, inaugurou um observatório meteorológico em Montevidéu, fundando, posteriormente, uma universidade católica e uma escola superior de agricultura. No ano de 1883, deu início à obra salesiana em Niterói (Brasil). Em 12 de março de 1893, foi consagrado bispo. Em 1894, chefiou a expedição missionária salesiana para Cuiabá. Faleceu em Juiz de Fora, aos 45 anos, juntamente com sete irmãs e cinco padres, vítima de um grave acidente ferroviário.

O Colégio Salesiano “Dom Luiz Lasagna” não foi somente um lugar de formação cultural e humana, mas, por quase 30 anos, foi também de animação vocacional, isto é, um ambiente de formação religiosa e sacerdotal (Aspirantado). A região onde se encontra Araçatuba foi sempre considerada de tradição familiar e cristã. Por isso que, seguindo as orientações de Dom Bosco, os salesianos que aqui trabalharam se preocuparam em promover o surgimento e formação de vocações religiosas, salesianas e sacerdotais.

Vários alunos que passaram no colégio, como externos ou internos, se tornaram salesianos e sacerdotes. São eles:Pe. José Alves de Araújo, Pe. Tiago Figueiró, Pe. Paulo Fernando Vendrame, Pe. Ricardo Carlos, Pe. Wagner Luis Galvão, Pe. Osvaldo dos Santos, Pe. Orozimbo de Paula Junior, Pe. Ângelo César Cenerino; Pe. Paulo Giácomo, Me. Antonio Teixeira, Me. Arnaldo Susghi, Me. Marquez Ortega Padilha, Me. Fábio Julio, Me. Rafael Stivanelli.